Rótulo inteligente criará mercado multimilionário

Os rótulos dotados de circuitos integrados, que substituirão os atuais códigos de barras na identificação de produtos comerciais, gerarão em 2010 um mercado dentro do Japão de 31 trilhões de ienes (US$ 258 bilhões), segundo um relatório oficial publicado na última segunda-feira.

Os futuros rótulos inteligentes permitirão o armazenamento e a leitura da informação sem uso de fio e poderão ser aplicados até no campo médico -identificando paciente e remédio prescrito para evitar erros nos hospitais-, conforme o relatório do Ministério do Interior, Correios e Telecomunicações.

O estudo indica que o volume de mercado dos futuros rótulos dependerá em grande parte da supremacia de um formato único, já que atualmente a proposta japonesa da empresa Ubiquitous ID Center compete com a da Auto ID Center, promovida pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA). Até o último mês de julho, um total de 170 empresas japonesas tinham concordado com um modelo único para o novo rótulo inteligente.

O chip de cada rótulo medirá menos de um milímetro e terá uma capacidade de 128 bits de memória. Os dados armazenados poderão ser lidos por dispositivos situados a cerca de quatro ou cinco metros de distância. Os futuros rótulos superarão em capacidade os atuais códigos de barras, que só incluem o país de origem do produto, a marca e algum outro dado a mais, e permitirão, por exemplo, calcular instantaneamente o valor de uma grande compra em um supermercado.

 EFE

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home