Bois passam por reconhecimento de retina nos EUA

Pesquisadores da Colorado State University (EUA) desenvolveram um dispositivo chamado OptiReader que analisa a retina dos olhos de bois. Com a novidade, surge um novo tipo de identificação e de controle para gados. O equipamento será distribuído pela empresa Optibrand.

O OptiReader é um handheld acoplado com uma câmera digital, que é posicionada na frente da retina do animal e através de um infravermelho analisa a ramificação das veias sangüíneas no olho. Conforme a Optibrand, este método de identificação pela vista é mais seguro do que as impressões digitais humanas.

Originalmente, o dispositivo foi desenvolvido pelos pesquisadores para ser uma alternativa à identificação com ferro quente. No entanto, a Optibrand visualiza outras aplicações para a nova tecnologia.

Como as ramificações das veias sangüíneas dos olhos do bois são únicas (até em clones ela é diferente) e não se alteram com o tempo, é possível realizar um acompanhamento detalhado dos animais desde o nascimento até a morte. Essa é uma vantagem oferecida pelo OptiReader, já que, cada vez mais, os governos requisitam informações sobre o gado a ser importado.

A identificação obtida do animal é armazenada em um banco de dados com outras informações, como alimentação e vacinas que já foram aplicadas. Graças a integração com o sistema GPS (Sistema de Posicionamento Global), o local, a data e o horário que foi realizada verificação são gravados automaticamente. Com isso, impede-se que sejam veiculados dados falsos sobre os gados. Uma vez no computador, nada mais poderá ser alterado.

Em função do nível de segurança, o OptiReader já tem chamado a atenção do setor de criadores de gado. A empresa Maverick Beef Ranch, ligada ao segmento, é primeira nos EUA a realizar transações comerciais com o suporte da tecnologia. O OptiReader já foi testado na América do Sul, Nova Zelândia, Europa e África do Sul.

O dispositivo custa cerca de US$ 1,5 mil e acompanha um CD com software. Quando for utilizado em larga escala, o OptiReader poderá facilitar o controle de doenças em rebanhos, como a Vaca Louca.

Magnet 

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home