Aparelho sem fio que envia e-mail é vetado nos EUA

As ações da Research In Motion, fabricante do aparelho portátil BlackBerry, capaz de mandar emails sem necessidade de fios, despencaram mais de 10 por cento na quarta-feira depois que um tribunal norte-americano proibiu o produto nos Estados Unidos.

A decisão do tribunal, passível de apelação, foi divulgada em um processo sobre violação de patentes movido no ano passado pela holding NTP contra RIM e que pedia a proibição da comercialização do BlackBerry nos Estados Unidos.

A ordem, emitida pelo juiz James Spencer, exige da RIM o pagamento de indenizações que até maio somavam 53,7 milhões de dólares. A decisão também afirma que a NTP pode enfrentar "prejuízo irreparável" caso a proibição não fosse definida.

A RIM afirmou que vai recorrer da decisão.

A batalha legal entre a RIM e a NTP começou em novembro de 2001, quando um grupo de inventores norte-americanos afirmou em comunicado que o BlackBerry viola oito patentes controladas pela NTP. As patentes cobrem o uso de ondas de rádio em comunicações sem fio entre sistemas eletrônicos de mensagens.

A batalha pegou os investidores da RIM de surpresa, quando um tribunal ordenou o pagamento inicial de 23,1 milhões de dólares em novembro do ano passado.

A RIM afirmou que decisões como a proibição são freqüentemente revistas ou modificadas em tribunais de apelação por causa da complexidade técnica desse tipo de caso.

Reuters

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home