Teles podem ser proibidas de cobrar com atraso

SÃO PAULO - Não cobrou na data certa, dançou: esta é a proposta do Projeto de Lei do deputado Pedro Fernandes (PTB/MA), que quer impedir as operadoras de telefonia fixa e móvel de cobrarem pela ligação não lançada na fatura em até 60 dias após sua realização.

O PL 447/03 foi aprovado na sexta-feira pela Comissão de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Minorias, segundo a Agência Câmara. Se receber a aprovação também das Comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática e de Constituição e Justiça e de Redação, irá ao Senado.

Na prática, significa que as operadoras só poderão cobrar por uma chamada dentro do prazo de 60 dias após ela ter sido efetuada. De acordo com a Agência Câmara, o relator do projeto, deputado Marcelo Guimarães Filho (PFL-BA) argumentou em seu parecer favorável que o atraso no envio de cobranças telefônicas causa transtornos aos consumidores, como a dificuldade de controle das ligações feitas. "Isso pode provocar um desequilíbrio no planejamento orçamentário do consumidor, que se vê, muitas vezes, diante de um acúmulo muito grande de pagamentos num determinado mês, empurrando-o à inadimplência", disse.

Renata Mesquita, do Plantão INFO

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home