Novos chips da AMD finalmente ameaçam a Intel

As ações da Advanced Micro Devices (AMD) dispararam mais de 10% hoje, depois de comentários de um influente estrategista de tecnologia de que a nova linha de chips da companhia representa a maior ameaça à líder do setor, Intel.

Falando ao semanário financeiro Barron's, o editor de tecnologia Fred Hickey disse que a AMD finalmente criou uma série de chips que poderá roubar uma boa parte da fatia de mercado da Intel, que produz os microprocessadores usados na maioria dos computadores mundiais.

A AMD tentou durante anos ganhar terreno diante da Intel sem sucesso, apesar de ter chips mais baratos e tão poderosos quanto os da concorrente, segundo especialistas. Este ano, a AMD vai lançar dois chips, o Opteron e o Athlon64, que, segundo a empresa, são superiores aos chips Itanium e Pentium, da Intel.

Hickey disse à Reuters que uma encomenda da IBM do chip Opteron deu força à AMD para vender processadores para servidores. "Eles estão ameaçando a Intel como nunca", disse Hickey em entrevista. A Intel está "enfrentando a maior ameaça de sua história", disse ele.

Desde o começo do ano, as ações da AMD ganharam 34%, mas tiveram desempenho inferior aos papéis da Intel, que tiveram alta de 65% este ano. Os dois novos chips da AMD têm tanto potência para aplicativos e games sofisticados de 64 bits quanto flexibilidade para softwares de 32 bits.

 
Reuters

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home