Alemanha vai reabilitar jovens viciados em Web
 


A Alemanha tem um centro de reabilitação para adolescentes viciados em computadores e Internet, inaugurado recentemente, para promover uma "desintoxicação" através da vida ao ar livre de uma dieta mais saudável.

"Aqui os jovens recebem atenção psicológica e tratamentos contra o excesso de peso, já que, com as horas passadas diante dos computadores, geralmente têm uma vida sedentária e se alimentam muito mal", explica Ute Garnew, diretor do inovador instituto, patrocinado pela Igreja Evangélica alemã e situado no balneário de Boltenhagen, às margens do Mar Báltico (norte da Alemanha).

Uma equipe de 20 psicológos, terapeutas e nutricionistas participa nos projetos sócio-pedagógicos, que visam estimular a criatividade dos jovens e ensinar-lhes alternativas para seu tempo livre. Para evitar uma eventual crise de abstinência, os meninos podem mexer no computador no máximo meia hora por dia.

Muitos deles passavam mais de seis horas diárias diante das telas de seu computador ou videogame, mas agora, no centro, aprendem a protagonizar outro tipo de vivência. "Por exemplo, participam em projetos para criar obras teatrais, do roteiro até a encenação", afirma Garnew. Também são incentivados a passar mais horas ao ar livre, praticar esports e ter maior contato com a natureza.

"Era divertido mexer no computador", relatou Moritz Moeller, de 13 anos, um dos 60 adolescentes que passam pelo tratamento de quatro semanas no instituto. "Estava chateado, meus amigos não tinham tempo para mim e acho que, por isso, virei um viciado em computador", acrescentou o menino.

O instituto de Bolterhagen pretende mostrar a esses jovens que ler ou fazer exercícios também pode ser divertido. Apesar desse tipo de dependência ainda não estar oficialmente reconhecido como um transtorno clínico, para muitos pais isso representa um sério problema. "Muitos não têm noção desse problema e não sabem o que fazer para ajudar seus filhos", afirma Simone Trautsch, psicóloga do centro.

Os terapeutas consideram que a atividade física deve ser combinada com uma dieta saudável, rica em proteínas e baixa em calorias. Um dos pacientes, Benjamin Saenger, de 13 anos, pesava 123 kg quando se internou. "Antes achava que devia ser terrível estar em um lugar onde não houvesse computador ou televisão, só esportes", afirmou Saenger. "Agora acho que a vida é muito mais do que sentar na frente de um computador o dia todo. O exercício e a dieta são muito importantes", acrescentou.

Ser dependente do computador e dos videogames, assim como do sexo na Internet, faz parte de uma série de "novas patologias narcisistas que se expandem cada vez mais e que criam um desafio em termos de tratamento", explicou à AFP o psicanalista e médico psiquiatra peruano Alberto Péndola Febres, fundador do Centro de Psicoterapia Psicanalítica de Lima.

AFP

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home