Denunciada venda de planta alucinógena pela Web

Uma planta alucinógena originária do México está sendo vendida livremente nos Estados Unidos através da Internet. A denúncia foi feita hoje por Paul Doering, professor de Farmácia da Universidade da Flórida.

Doering disse que a planta, da família da sálvia, é um potente alucinógeno que pode ser perigoso para os consumidores desavisados. "Trata-se de uma droga poderosa" que pode afetar especialmente os adolescentes e jovens adultos americanos, acrescentou.

O professor assinalou que a planta (Salvia divinorum) não está proibida nos EUA devido a "uma falha no sistema de regulamento legal, que até agora desconhecia que a cultura da droga foi introduzida em nosso país".

De acordo com Doering, que é co-diretor do Centro de Informação sobre Drogas e Farmácia da Flórida, a planta, originária da região mexicana de Oaxaca, causa aos usuários desorientação, distorção sensorial e alucinações por um período de 15 a 60 minutos, dependendo da dose.

O especialista acrescentou que a droga é de fácil consumo, já que suas folhas podem ser mastigadas, fumadas ou utilizadas para fazer chás.

Doering disse ainda que não existem estudos sobre os efeitos a longo prazo causados pelo consumo da planta, mas que, como todos os alucinógenos, ela representa um grande risco. "Realmente não se conhecem seus efeitos a longo prazo e suas conseqüências fisiológicas. Mas eu diria que usá-la (Salvia divinorum) é jogar com a sorte", disse Doering.

 
EFE

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home