Câncer de mama está vinculado a vírus de rato

Um estudo realizado por cientistas da Austrália constatou uma estreita relação entre o vírus Homólogo Humano do Vírus de Tumor Mamário dos Ratos (HHMMTV) e o câncer de mama diagnosticado entre as mulheres australianas. O MMTV (Vírus de Tumor Mamário dos Ratos) é responsável por 95% dos cânceres de mama nesses animais, e o estudo sugere que existe também uma relação entre esse vírus e outros tipos de câncer mais graves que o de mama.

Conforme a autora da pesquisa, Caroline Ford, o vírus está presente em 42% das mulheres australianas que sofreram da doença, mas, em contrapartida, não afeta as mulheres vietnamitas afetadas pelo mesmo câncer. A cientista, do Laboratório de Virologia do Hospital Prince of Wales, explicou que estudou amostras de tecido da mama de 200 mulheres australianas e 100 vietnamitas vítimas do câncer, além de outras 120 que não tinham contraído a doença.

Os resultados indicaram que o HHMMTV havia atacado 42% das mulheres australianas doentes, nenhuma vietnamita e duas das 120 que não tinham sofrido a doença e haviam se submetido a cirurgias plásticas.

A cientista advertiu que a presença do vírus, demonstrada por seu estudo, não significa que este seja a causa do câncer, e não se descarta que possa ser uma simples conseqüência da doença. Na Austrália, o câncer de mama afeta uma em cada 11 mulheres e um em cada mil homens, enquanto a doença é muito menos comum entre os asiáticos.

A pesquisa também levou em consideração homens que tinham sofrido câncer de mama e concluiu que mais de 50% deles tiveram contato com o vírus. "Com freqüência se diz que o câncer de mama é hereditário, mas essa é uma conclusão da cultura popular nunca demonstrada", destacou Ford.

Apenas em 5% dos casos foi possível encontrar um vínculo genético na causa da doença, e no restante se desconhece o que a poderia ter provocado. A suspeita de que um vírus similar ao HHMMTV estava por trás do câncer de mama foi levantada por cientistas desde os anos 70, já que se havia demonstrado sua existência nos ratos.

No entanto, a dificuldade para definir a relação entre ambos fez com que se abandonasse a idéia e a pesquisa deste vínculo até 1995, quando a cientista argentina Beatriz Pogo resolveu retomar o projeto nos Estados Unidos. Ford concluiu que "a estreita ligação entre o vírus HHMMTV e o câncer de mama é indiscutível; o próximo passo será determinar qual deles provoca a presença do outro e começar a conhecer o que é este vírus, como se reproduz e funciona".
 
EFE

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home