Web divulgará informações sobre estradas dos EUA

Wellington Otto Bahnemann

A partir do ano que vem, os motoristas americanos poderão ter acesso online às imagens das estradas do estado de Nebraska (EUA). Com a novidade, será possível obter informações em tempo real sobre as condições da pista, captadas por webcams.

Por enquanto, o departamento de estradas do estado ainda realiza testes com cinco tipos de câmeras em 20 locais da interestadual 80 para definir qual será instalada em toda Nebraska. Definido qual o modelo, serão utilizadas 100 câmeras para o serviço.

Para Jim McGee, que comanda o programa de sistema inteligente de transporte do estado, as câmeras além de auxiliar na medição do fluxo de veículos, também deverão beneficiar os motoristas. Alguns equipamentos poderão tirar fotografias, outros filmarão as estradas. As imagens serão veiculadas na Internet. McGee aponta que as câmeras não estão sendo instaladas para espionar ou pegar motoristas em excesso de velocidade. O que o departamento visa é um benefício na gerência do tráfego e uma melhoria no prestação de socorro em casos de acidentes. Quando o serviço for lançado, os motoristas também serão alertados de todos os congestionamentos através de mensagens eletrônicas em placas ao longo da estrada.

Nos estados de Connecticut e Oregon, os seus habitantes já têm disponível um serviço semelhante ao de Nebraska. O mesmo também ocorre com a cidade de Lincoln, que possui sete câmeras em localidades diferentes, cujas imagens podem ser visualizadas pela Internet.

O custo total do serviço implantado em Nebraska é de US$ 1 milhão. O governo federal entra 50% dos recursos e o departamento de estradas do estado cobre o restante. Aproximadamente, 180 funcionários estão sendo treinados para fornecer informações das estradas ao site.

Antes mesmo das câmeras entrarem em operação, os motoristas podem obter informações das estradas na Web em outro serviço do departamento. Em outubro de 2004, quando o sistema começar funcionar, será possível obter dados 24 horas, durante o ano todo. No futuro poderá inclusive ser feito um mapa online dos locais com acidentes.

 Magnet

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home