Defensores da eutanásia testam carros "assassinos"

Ativistas australianos que defendem o direito à eutanásia testaram hoje seis modelos de carros equipados com catalisadores para descobrir quais deles são tão ambientalmente corretos a ponto de impedir um suicídio. Em exibição pública feita em um parque no Estado de Queensland, o grupo pró-eutanásia Exit Austrália testou as emissões de monóxido de carbono de carros novos e velhos.

Todos eles, exceto um novo modelo japonês, passaram no teste, produzindo rapidamente uma concentração letal de mil partículas de monóxido de carbono por milhão. Em um ambiente fechado, como uma garagem, a inalação de monóxido de carbono liberado pelo escapamento de carros pode ser fatal.

"As pessoas acham macabro. Dá a sensação de que há um monte de gente por aí esperando para tirar a própria vida. Não é isso", disse John Edge, coordenador da Exit Austrália no Estado de Queensland. Sob a lei australiana, ajudar alguém a cometer suicídio é ilegal. Os ativistas da Exit Austrália em Queensland estão sob investigação policial desde que Nancy Crick, 70, que sofria de câncer no intestino, se matou em maio de 2002.

A Exit Austrália foi criada por Philip Nitschke, conhecido como o "Doutor Morte" do país. Em 1997, esse médico ficou famoso por ajudar quatro pessoas a morrerem no Território do Norte, uma remota região australiana que na época adotou uma legislação que permitia a eutanásia voluntária.

Edge disse que o teste não tinha como objetivo determinar qual o melhor carro para cometer suicídio, mas sim permitir que os ativistas da Exit pudessem saber se seus carros fariam o trabalho caso eles queiram se matar. Os ativistas contra a eutanásia ficaram indignados com o teste, que chamaram de "macabro e bizarro". Para eles, o evento demonstrou que as opiniões da Exit Austrália são perigosas.

 
Reuters

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home