Gel poderá substituir óculos e cirurgia de vista

Pesquisadores astralianos prometem uma nova alternativa para o tratamendo de problemas decorrentes da deterioração da visão provocada pelo envelhecimento. A descoberta, um gel, poderá em breve substituir as lentes dos óculos ou as cirurgias a laser.

De acordo com os pesquisadores, o produto, que substitui o cristalino dos olhos, poderia ser usado como uma alternativa à cirurgia para as pessoas que sofrem de catarata e que pode levar à cegueira. O gel já foi testado em coelhos e agora deverá ser usado em macacos antes de começar as experiências em seres humanos.

Conforme com o site da BBC, implantar o gel vai ser um procedimento muito semelhante à cirurgia de catarata, com a diferença que o cristalino não será substituído. A idéia é fazer uma pequena incisão na córnea e, a partir daí, fazer um pequeno furo no cristalino e sugar o seu conteúdo. O gel, que tem a consistência de um óleo grosso, é transferido para a cápsula do cristalino. Com a exposição ao raio ultra-violeta ou à luz, esse gel se transformaria numa gelatina.

A idéia de substituir o cristalino não é nova. No final dos anos 80, cientistas norte-americanos comprovaram que o óleo de silicone podia restaurar a capacidade de focar. Mas, o óleo de silicone vazava e esse recurso jamais teve uso prático em seres humanos.

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home