Pragas da internet mudam de forma e ameaçam causar mais estragos

da Reuters

As pragas eletrônicas que se difundem por redes corporativas ou via e-mail, causando danos a milhares de computadores, estão se tornando mais rápidas, menores e mais poderosas, disse no fim de semana um especialista em segurança.

Um ataque teórico seria o dos chamados "flash worms", projetados para se espalhar pela internet em apenas 15 segundos, se dividindo em pedaços cada vez menores a fim de infectar o maior número possível de computadores, alertou Jonathan Wignall, presidente do Data and Network Security Council britânico.

Outra potencial ameaça é um vírus que se difunda tão lentamente que ninguém sequer perceba sua chegada, disse Wignall depois de sua palestra durante a maior conferência sobre segurança na computação, DefCon.

A praga poderia construir lentamente uma grande base de infecção, que seria ativada no futuro, explicou o especialista.

Os vírus de internet tipicamente se difundem por meio de programas de e-mail, como o Melissa, de 1999, e o Love Letter, de 2000, ou através de falhas de segurança em software, como o Code Red e o Nimbda, de 2001, que exploraram pontos fracos em programas da Microsoft.

Outro tipo de ataque, os chamados "worms companheiros", teriam o potencial de carregar outras pragas com eles, previu Wignall. "Isso permitiria que um vírus trocasse de plataforma", por exemplo do Windows para o Unix, algo que raramente aconteceu, até agora.

Outra forma de difusão de worms seriam as redes de troca de arquivos musicais, como o popular Kazaa, pelas quais usuários individuais podem trocar canções e outros arquivos pela internet.

"Poderia surgir um vírus que conversa com outras cópias do worm", disse. Esses vírus poderiam até mesmo se atualizar na rede, tornando-se mais resistentes às defesas antivírus, afirmou o especialista.  

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home