Governo britânico recruta novos espiões na Web


O Foreign Office está recrutando novos espiões através de seu site na Internet, no qual enumera os requisitos para ser um bom agente secreto, que não coincidem exatamente com os de James Bond. A nota foi publicada no último sábado no jornal Financial Times.

Embora no passado o Governo britânico tenha sustentado uma aura de mistério e silêncio sobre as ofertas de emprego dentro de seus serviços secretos (MI5 e MI6), a crescente ameaça terrorista fez com que se tornasse mais explícito em sua procura, intensificada até os níveis da Guerra Fria, segundo esse jornal.

De acordo com a descrição do trabalho, Londres procura "licenciados com boas qualificações, capacidades intelectuais e relações pessoais, que estejam interessados em um trabalho de projeção internacional que envolva estadias no exterior".

Também se exige dos futuros agentes "interesse por política e outras culturas e povos". Não podia faltar o requisito de se tratar de uma pessoa "com recursos, iniciativa e criatividade para encontrar soluções para questões difíceis sob circunstâncias previamente ensaiadas". Além disso é necessário contar com "certa experiência de mundo".

No site também é dito que, "apesar de gostarmos muito de suas proezas e encanto", James Bond não poderia ingressar nos serviços secretos, pois "o melhor agente secreto é aquele que nunca pode ser reconhecido".

Portanto, a descrição ideal para chegar a ser um agente a serviço da rainha da Inglaterra seria "um James Bond modesto com mente" com "traços aventureiros e natureza iconoclasta", mas que continue sendo patriota.

Segundo o Financial Times, o MI6 contrata a cada ano 40 pessoas para treinar como oficiais de "primeira linha" e colocá-los em países estrangeiros para, por sua vez, dedicá-los ao recrutamento de mais espiões e informantes.

O Serviço Secreto de Inteligência, ou MI6, se concentra em trabalhos antiterroristas, na proliferação de armas, crimes de narcotráfico e instabilidade política em países atingidos por conflitos, o que envolve diretamente a segurança do Reino Unido. Já o MI5 se centra em trabalhos de âmbito nacional.

 
EFE


 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home