Brasileiros batem recorde de tempo de navegação na web em julho

da Folha Online

Como era previsto por causa das férias de julho, os internautas residenciais mantiveram a tendência de alta do tempo médio gasto on-line e bateram o recorde ao passar, em média, 11 horas e 48 minutos conectados.

Segundo a empresa de pesquisas Ibope eRatings.com, o número indica um crescimento de 9,29% em relação às 10 horas e 48 minutos gastos em junho.

A pesquisa indica que os grandes responsáveis pelo aumento no tempo de navegação foram os professores e alunos. De acordo com o Ibope, eles passaram em média 12 horas e 13 minutos e 12 horas e 19 minutos, respectivamente, contra 11 horas e 20 minutos e 11 horas e 17 minutos, em junho.

Além disso, a pesquisa aponta os executivos e profissionais liberais como bons colaboradores para a alta no tempo gasto na internet. Esses internautas passaram 13 horas e 28 minutos e 13 horas e 26 minutos em frente ao computador em julho. No mês anterior, esses índices foram de 11 horas e 46 minutos e 11 horas e 17 minutos.

Por outro lado...

Embora o tempo gasto na internet em julho tenha crescido consideravelmente, o número de usuários residenciais ativos caiu 8,42%, fechando o mês com 7,256 milhões de usuários.

"Este movimento pode estar relacionado a uma série de fatores, como a crise econômica e o desemprego, e mais diretamente ligado ao expressivo reajuste da telefonia fixa, autorizado pela Anatel em 27 de junho de 2003" comenta Alexandre Sanches Magalhães, analista de internet do Ibope eRatings.com.

Destes 8,42% --ou 667 mil pessoas-- que deixaram de navegar em julho, 79%, eram mulheres, que caíram de uma participação de 46,74% na internet em junho, para 43,77% em julho. Este fenômeno, é a repetição do ocorrido no primeiro mês da sobretaxa das contas de energia elétrica em junho de 2001, momento histórico conhecido como Apagão.

À época, as mulheres perderam 2,3% de participação na composição da internet residencial ativa, caindo de 42,5% em maio de 2001, para 40,2% em junho do mesmo ano.

"Para os próximos meses, a tendência de queda no número de usuários ativos, dependerá do real impacto que as tarifas de telefonia terão sobre a vida das pessoas. Creio que este primeiro movimento foi preventivo. Quando pagarem suas contas e verificarem o verdadeiro impacto no bolso, alguns internautas retomarão suas atividades on-line regulares. Foi assim no primeiro mês do Apagão", analisou Magalhães.

Domínios

A disputa pela liderança do ranking de domínios em julho foi vencida pelo IG, que retomou a primeira posição perdida para o UOL no mês anterior. MSN e Google.com.br também trocaram de posição, e ficaram com a sexta e sétima colocação, respectivamente.

O IG teve audiência única de 4,68 milhões em julho, enquanto a audiência do UOL no período foi de 4,58 milhões.

Os demais lugares do ranking permaneceram como em junho, com Terra, Yahoo e Globo.com nas terceira, quarta e quinta posições. Kit.net, passport.com e bol.com.br foram os oitavo, nono e décimo colocados.

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home