Aposentado desenvolve mouse de língua

Wellington Otto Bahnemann

Um dispositivo desenvolvido por um aposentado canadense pode ajudar deficientes físicos a utilizar computadores ou outros aparelhos eletrônicos. Kelvin Mok desenvolveu um equipamento para ser colocado na boca das pessoas, que funcionaria como um mouse, a partir do movimento da língua e da mordida dos dentes.

Conforme Mok, a idéia de construir um "mouse de língua" surgiu há dois anos. O aposentado captou recursos sozinho e conseguiu bancar o seu projeto. O National Research Council do Canadá financiou um terço dos US$ 80 mil gastos no desenvolvimento do equipamento. Mok pagou o restante.

Outra ajuda obtida por Mok foi das empresas locais Three Apples Design e Xanantec Technologies, que desenvolveram a parte elétrica, um software e o design da invenção. Quando o projeto do "mouse de língua" for finalizado, o inventor espera testar o dispositivo em clínicas de recuperação para deficientes físicos.

A Xanantec Technologies afirmou que o dispositivo funcionará sem fios. Do tamanho de uma barra de chiclete, o "mouse de língua" custará menos de US$ 1 mil. Mok planeja produzir anualmente 200 unidades de sua invenção, que provavelmente já estará disponível no final deste ano.

 Magnet

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home