Sistema de suporte do Windows permite invasão
 


O centro de ajuda e suporte do Windows possui uma vulnerabilidade que permite a execução remota de código. O problema foi divulgado pela Microsoft no boletim de segurança MS04-015, de 11 de maio, e afeta apenas o Windows XP e 2003 Server. Uma versão em português do boletim pode ser vista no site do CAIS (Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança), que divulgou um alerta sobre a falha.

Ao atacar um usuário com privilégio administrativo, um cracker poderia conseguir acesso pleno num sistema-alvo vulnerável, podendo instalar programas, ver e alterar dados, criar novas contas ― incluindo outras contas administrativas. Ao explorar esta vulnerabilidade, o atacante bem-sucedido sempre obtém os mesmos privilégios que o usuário logado no momento da invasão.

Para conseguir invadir o computador do usuário, o atacante precisa enganá-lo para que abra uma mensagem de e-mail ou acesse um site, ambos elaborados de modo a se utilizar da falha de validação presente no protocolo HCP URL, específico do centro de ajuda e suporte do Windows. A URL (do tipo hcp://... em vez de http://...) passaria opções adicionais ao programa HelpCtr.exe, que permitiriam a obtenção de acesso remoto.

A Microsoft lançou uma nova correção que deve ser baixada do site da empresa. Os softwares de verificação de segurança e gerenciamento de atualizações da empresa, Microsoft Baseline Security Analyzer (MBSA) e Systems Management Server (SMS), podem ser utilizados para corrigir a falha.

O boletim também traz informações sobre como desabilitar o serviço de ajuda, para aqueles que não podem ou desejam instalar a atualização.

Além desse problema, a atualização remove duas funcionalidades do Windows que, segundo a Microsoft, poderiam ser alvo de ataques futuros: a atualização automática do decodificador de DVD e o envio de perfis de novos hardwares à empresa. Ao acessar tais serviços, o usuário deverá ver uma mensagem como "Não é possível exibir esta página".
 
InfoGuerra

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2004 -  Netmarket  Internet Brasil -  Todos os direitos reservados

Home