Microsoft lança site sobre e-mails fraudulentos

Para evitar que seus clientes sofram ataques "phishing" ou outras fraudes semelhantes, a Microsoft Brasil criou a página educativa O que você precisa saber sobre e-mails mal-intencionados. Nela há informações sobre golpes recentes que envolveram o nome da empresa, esclarecimentos sobre a política de comunicação da Microsoft e links para outras páginas de segurança, sobre compras online (em inglês) ou de defesa do computador em geral.

A empresa reforça a política de nunca enviar links diretos para atualizações ou arquivos anexos em suas mensagens aos clientes. "Os e-mails irão sempre orientá-lo a fazer o download de atualizações através de uma página da Web. Caso receba uma mensagem dizendo ser da Microsoft que contenha um arquivo executável (por exemplo, um arquivo com extensão .exe, .com, .bat, .scr, .js, .vbs, ou .cmd), exclua essa mensagem imediatamente. Não abra nenhum anexo nem faça o download de qualquer arquivo executável diretamente de um email", orienta a página.

"Esse tipo de engenharia social utilizando o nome da Microsoft tem crescido muito", afirma a gerente de estratégia de segurança da Microsoft no Brasil, Anna Carolina Aranha. "É importante lembrar que a Microsoft não envia links para instalação das atualizações, mas recomenda que o usuário visite o site Windows Update".

A página traz também alguns exemplos de mensagens recentes que tentavam enganar os usuários dos produtos da empresa oferecendo atualizações do Messenger, proteção contra o vírus MyDoom, atualizações de antivírus ou do Internet Explorer, por exemplo. A Microsoft também disponibilizou um telefone de atendimento e suporte técnico ao cliente (em São Paulo), que pode ser usado no caso de dúvidas quanto à autenticidade de mensagens estranhas.
 
InfoGuerra

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2004 -  Netmarket  Internet Brasil -  Todos os direitos reservados

Home