Embrapa cria software para troca de informações
Thiago Romero

Está em fase final de elaboração um software para auxiliar na organização do fluxo de informações técnicas entre duas unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a Embrapa Milho e Sorgo e a Embrapa Transferência de Tecnologia, ambas localizadas na cidade de Sete Lagoas (MG), e as empresas licenciadas pela instituição para a produção de sementes de milho e sorgo.

O programa tem o objetivo de disponibilizar às empresas dados que possam auxiliar nos negócios. "As informações estarão disponíveis em um banco de dados que ficará armazenado no servidor da Embrapa. Cada empresa licenciada terá um módulo específico, que reunirá os dados locais referentes às estatísticas de comercialização dos grãos, planejamento de produção das sementes, plano de marketing e execução das estratégias de mercado planejadas", explicou Marcelo Dressler, supervisor da área administrativa e comercial da Embrapa Transferência de Tecnologia, à Agência FAPESP.

Por meio da troca segura de informações, poderão ser feitos estudos comparativos e avaliação de mercado entre os produtores de várias regiões do país. A plataforma também irá disponibilizar informações históricas do mercado brasileiro de sementes. Cada licenciada poderá, por exemplo, acrescentar planos de comercialização de sementes e gerar relatórios sobre o mercado que deseja atingir, para que sirvam de referência a outros produtores.

A princípio, a idéia é promover a difusão de conhecimentos e tecnologias para a produção sustentável e competitiva de milho e sorgo. "Porém, em breve, será possível processar informações na plataforma sobre outros tipos de grãos. Pretendemos criar um amplo banco de dados, com o maior cruzamento possível de estatísticas agrícolas", disse Dressler, que também é o responsável pela implementação do software no site da Embrapa.

A iniciativa está dividida em duas partes. A primeira, restrita apenas aos produtores conveniados com a Embrapa, disponibilizará dados de produção e características técnicas das cultivares comercializadas pelas empresas licenciadas. Em seguida, haverá um trabalho de divulgação de informações, que serão abertas a qualquer produtor que queira desenvolver pesquisas em sua área específica de produção.

De acordo com a previsão de Dressler, o software estará disponível em aproximadamente dois meses no endereço www.cnpms.embrapa.br.
 
Revista Pesquisa Fapesp

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2004 -  Netmarket  Internet Brasil -  Todos os direitos reservados

Home