Convertendo pensamento em ação


Chips prometem transformar cérebro em interface digital


Camila Artoni
Marília Juste


A idéia de plugar homens a máquinas está prestes a sair das cenas de "Matrix" para ganhar aplicação científica. Segundo a empresa norte-americana Cyberkinetics, o implante de eletrodos pode fazer do cérebro humano um controle remoto natural, capaz de operar um computador com a força do pensamento.

Cerca de 100 eletrodos, alocados em um chip de 2 mm2, serão alocados na superfície do cérebro, sobre o córtex motor, região responsável pela ativação dos movimentos corporais. Assim como na ficção, o sistema, batizado de BrainGate ("portão cerebral"), irá conectar o usuário ao aparelho usando um cabo. Em vez de liberar corrente elétrica, como fazem os eletrodos utilizados em tratamentos de mal de Parkinson, o dispositivo captará os sinais produzidos pelos neurônios, identificando os padrões de atividade cerebral e traduzindo-os em reações na máquina. Para ativar o sistema, o paciente deverá imaginar que está movendo braços e dedos.

Até o momento, experimentos similares só haviam sido realizados com macacos. Agora, os voluntários serão vítimas de paralisia. Os testes clínicos já foram aprovados pelo FDA (órgão federal que regulamenta alimentos e drogas nos EUA) e estão previstos para começar este mês.

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2004 -  Netmarket  Internet Brasil -  Todos os direitos reservados

Home