MS faz alerta "importante" sobre falha no Windows

Uma falha no sistema operacional Windows pode permitir que hackers assumam o controle do PC ao enganarem usuários, fazendo-os clicar em um link de um site maligno, informou a companhia. A maior empresa de software do mundo divulgou o alerta como parte de seu boletim mensal de segurança e junto com um arquivo para a correção do problema.

O alerta é classificado como "importante", o segundo grau mais sério na escala de quatro níveis da Microsoft sobre ameaça de segurança de computadores. O mais alto é "crítico".

A companhia de software antivírus Symantec considera a vulnerabilidade como de "alto risco" por causa do impacto que a falha pode ter se explorada com sucesso. O problema afeta as versões mais recentes do Windows, incluindo o XP, e software para computadores ligados em rede, Windows Server 2003, informou a Microsoft.

O vice-presidente da equipe de resposta de emergência a vírus da Network Associates, Vincent Gullotto, afirmou que não acredita que a vulnerabilidade seja de alto risco, mas recomenda aos usuários baixarem a atualização do site da Microsoft.

O gerente do Centro de Resposta da Microsoft, Stephen Toulouse, afirmou que embora a vulnerabilidade não deve gerar uma disseminação automática de vírus como aconteceu com a praga Sasser este mês, deve ter sérias conseqüências. "O resultado final de um ataque será que um hacker poderá ser capaz de fazer qualquer coisa que você já faz em seu computador", disse Toulouse.

Para explorar a vulnerabilidade, um hacker tem que criar um site que contém uma página com códigos que se aproveitam da falha. Além disso, tem que conseguir atrair usuários de computadores para a página e fazê-los executar uma série de tarefas antes que possa assumir o controle do PC da vítima, disse Toulouse.

O Sasser, que se espalhou rapidamente por redes de computadores da Europa atingiu PCs com Windows 2000, NT e XP, causando reinicializações automáticas e lentidão no tráfego de dados pela Internet. O suspeito autor do Sasser foi preso na Alemanha, na semana passada.

O relatório de segurança divulgado pela Microsoft esta semana é o 15o publicado pela empresa este ano. Desse total, sete tinham a classificação de falhas "críticas". Em 2003, a companhia divulgou 51 alertas de segurança.
 
Reuters

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2004 -  Netmarket  Internet Brasil -  Todos os direitos reservados

Home