Identificada colisão que quase exterminou a vida no planeta


Da Redação
Em São Paulo


Uma pesquisa feita por cientistas norte-americanos e australianos aponta uma região da Austrália como provável local onde um meteoro teria se chocado, no Período Permiano (entre 290 milhões e 248 milhões de anos atrás), ocasionando mudanças no planeta e levando ao desaparecimento em massa de um grande número de organismos

Até então, não haviam sido encontrados locais onde poderia ter ocorrido o impacto há cerca de 250 milhões de anos, que teria levado à chamada Grande Extinção, quando então 90% da vida marinha e 80% da vida terrestre podem ter sido extintas.

O estudo, publicado na edição de 14 de maio da revista Science, foi liderado pela astrobióloga Luann Becker, da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara (UCSB). Os pesquisadores encontraram um grande número de evidências em uma cratera com cerca de 200 quilômetros de diâmetro na costa noroeste da Austrália. Segundo eles, as descobertas se encaixam com a extinção em massa que teria ocorrido no fim do Permiano, quando o mundo era formada por uma grande massa de terra conhecida como Pangea e um superoceano chamado Pantalassa.

Entre as pistas descobertas estão diversas amostras de quartzo modificado por um forte choque. "Pouquíssimas circunstâncias terrestres têm a possibilidade de desfigurar o quartzo dessa forma, mesmo as elevadas temperaturas e pressões encontradas nas profundezas do planeta", disse Luann em comunicado da UCSB.

O estudo se tornou possível quando a cientista norte-americana soube que empresas petrolíferas haviam perfurado a região nas décadas de 70 e 80, expondo seu interior. A cratera está associada a um período de extremo vulcanismo e à quebra da Pangea. "Acreditamos que extinções em massa podem ter sido definidas por catástrofes, como impactos de meteoros e vulcanismo, ocorridas num mesmo período", disse Luann.

Com Agência Fapesp

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2004 -  Netmarket  Internet Brasil -  Todos os direitos reservados

Home