Anunciado feixe hipersônico direcional

Emerson Rezende

A empresa novaiorquina International Robotics, que se auto-intitula a maior em tecnologia de ponta para efeitos especiais de exibições publicitárias, inventou o que muitos julgavam impossível: um de feixe sonoro hipersônico direcional (Hypersonic Sound Beam). Agora, é possível fazer com que determinada platéia ou um só indivíduo escute uma mensagem sonora direcionada.

O feixe sonoro é criado por um gerador paramétrico de som similar aos utilizados por oceanólogos (e que não funcionam no ar) e pode ser enviado a uma distância de até pouco mais de 90 metros. Enquanto o feixe viaja pelo ar não emite qualquer ruído (o hipersom não é audível para humanos), até se encontrar com a superfície para a qual foi direcionado e assim propagar as ondas sonoras somente no local onde atingiu. Ou seja, o feixe é capaz de fazer com que paredes, tetos, painéis e até pessoas se tornem virtualmente "caixas acústicas".

Quando o feixe é direcionado a uma pessoa em especial, ela supostamente experimenta a sensação de ouvir o som "dentro da cabeça", da mesma forma como ocorre ao se escutar música por meio de fones de ouvido. De acordo com a própria International Robotics, as aplicações para essa nova tecnologia são inúmeras. Elas vão desde o desenvolvimento de brinquedos a até a criação de guias virtuais em parques e museus. Porém, a mais interessante (e também a mais perigosa, para quem gosta de teorias da conspiração) é o fato de ser possível direcionar uma mensagem para alguém que esteja no meio de uma multidão bem barulhenta, como numa estação de metrô ou num show de rock, já que não haveria qualquer interferência do ambiente sobre o hipersom.

Isto significa que, quando menos se espera, a cabeça de alguém pode ser invadida por uma mensagem. Como diria o Comissário Gordon, o eterno amigo de Batman: "isso faria um grande estrago se caísse em mãos erradas". A empresa não divulga ainda o valor do produto, mas para outras informações oferece o e-mail info@internationalrobotics.com.
 
Magnet

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2004 -  Netmarket  Internet Brasil -  Todos os direitos reservados

Home