O fim do olé

Barcelona proíbe as touradas e provoca nova onda de debates
sobre maus-tratos a animais

Mariana Barros

De um lado da arena, o toureiro. Bravo, elegante, gracioso. Do outro, o touro. Feroz, robusto, combatente. Esse mote alimenta o encanto das touradas, uma tradição que desde o ano 200 cativa os aficionados. O duelo é sangrento. O touro morre lentamente, debilitado pelos espetos fincados no couro. Seu sacrifício é a glória do toureiro. E o horror dos ecologistas. No mês passado, a cidade espanhola de Barcelona deu um basta à matança de 100 touros por ano nos duelos. Por 21 votos a 15, o conselho municipal pediu a abolição das touradas na Catalúnia. O gesto é simbólico, pois o município não tem poder para o banimento, mas foi fortalecido por protestos e listas com 250 mil assinaturas.

Contrariados, os admiradores do esporte ameaçaram tomar as ruas. Num relato emocionante, o escritor Mario Vargas Llosa defendeu a festa dos touros, “um espetáculo que às vezes alcança momentos de beleza e intensidade indescritíveis e tem por trás uma robusta tradição que se reflete em todas as manifestações da cultura hispânica”. A iniciativa de Barcelona foi interpretada como uma tentativa de criar uma identidade catalã desvinculada de Madri, que, junto com Sevilha, sedia as touradas. A primeira proibição do embate ocorreu no século XVI, com o papa Pio V. O ritual resistiu porque os adeptos defendiam que os touros sacrificados são criados somente para esse fim e que outras espécies animais são mutiladas cruelmente, sem fundamento cultural.

As baleias seriam o principal exemplo dessa prática. Depois de atingidas pelo arpão, elas chegam a agonizar por mais de uma hora. Nos EUA, o que mais ameaça as baleias é o turismo. Os barcos com curiosos quintuplicaram nos anos 1990 e o barulho dos motores obrigou os animais a gritar mais alto para se comunicar com os companheiros. Ninguém parece ouvir o seu apelo.

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2004 -  Netmarket  Internet Brasil -  Todos os direitos reservados

Home