Voyeurismo com o celular pode virar crime nos EUA

SÃO PAULO - O Comitê Judiciário do Congresso dos Estados Unidos aprovou na quarta-feira (12) o Projeto de Lei que transformará em crime o vídeo-voyeurismo, ato de fotografar ou filmar com câmera digital, em propriedades federais como parques e prédios da administração pública, pessoas em situações íntimas ou comprometedoras.

O Video Voyeurism Prevention Act, defendido pelo deputado Michael Oxley (de Ohio), ainda será analisado pelo congresso americano. Se for aprovado, vai aplicar penas que vão de multa a um ano de prisão.

A idéia é combater a invasão de privacidade que pode ser gerada com a popularização dos celulares equipados com câmera digital. Muitas celebridades - e mesmo pessoas comuns - têm enfrentado problemas ao serem fotografadas tomando sol ou em academias de ginástica e provadores de roupas das lojas. "As vítimas precisam de proteção contra as tecnologias intrusivas", declarou Oxley, que é um ex-agente do FBI, ao site Out-law.com.

A proibição valerá para a captura de imagens sem consentimento "de genitais nus ou com roupa íntima, da púbis, nádegas ou seios femininos" de uma pessoa. Uma outra lei semelhante, também originada em Ohio, já foi aprovada pelo Senado americano.

Renata Mesquita, do Plantão INFO

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2004 -  Netmarket  Internet Brasil -  Todos os direitos reservados

Home