Cientistas identificam gene causador do alcoolismo
 


Uma deficiência genética é uma das causas do vício em álcool, informaram hoje cientistas americanos que anunciaram também ter identificado o gene responsável por essa dependência.

Os pesquisadores da Universidade de Illinois afirmaram que em experimentos realizados com ratos descobriram que os roedores que careciam de uma cópia do gene consumiam quantidades excessivas de álcool e preferiam beber etanol em vez de água.

Em um estudo, publicado hoje na revista Journal of Neuroscience, os cientistas explicam que o gene processa uma proteína chamada CREB que regula a função cerebral durante o desenvolvimento e a aprendizagem.

"Esta é a primeira prova de que existe uma relação entre a deficiência do gene e o comportamento vinculado ao álcool", garantiu Subhash Pandey, professor de Psiquiatria e diretor de pesquisas sobre alcoolismo da Escola de Medicina da Universidade de Illinois.

Na pesquisa, os roedores que tinham só uma das duas cópias do gene produziam níveis abaixo do normal da proteína e de outro composto vinculado ao consumo de álcool. Esses ratos consumiam 50% de álcool a mais que seus outros companheiros e se mostravam muito mais ansiosos.

A preferência pelo consumo de álcool para reduzir a ansiedade é uma situação que não é estranha para os seres humanos, afirmou Pandey. "Entre 30% e 70% dos alcoólatras sofrem de ansiedade e depressão. Para estes indivíduos, o consumo de álcool é uma forma de automedicação", acrescentou.
 
EFE

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2004 -  Netmarket  Internet Brasil -  Todos os direitos reservados

Home