Ataques derrubam grandes sites da Internet

Murilo Pinto

Um ataque de negação de serviço distribuído (DDoS, na sigla em inglês) causou a falha recente nos servidores da Akamai. O problema dificultou o acesso a sites como os da Microsoft, Yahoo!, Google e 
Apple e aos serviços de atualização de produtos da Symantec e TrendMicro pela segunda vez em menos de um mês.

O problema afetou o gerenciamento de DNS (sistema que converte endereços de rede IP para nomes de domínio "humanos") da Akamai, impedindo que os acessos aos sites de seus clientes fossem encaminhados aos da sua rede. Os serviços da empresa permitem que grandes volumes de conteúdo sejam distribuídos por vários servidores em diferentes localidades, o que diminui o tráfego nas redes e servidores dos clientes da Akamai.

Esse tipo de ataque utiliza diferentes computadores ― muitas vezes "zumbis", controlados remotamente pelo atacante ― para enviar repetidamente solicitações aos servidores alvo. A partir de um determinado volume de requisições, o servidor atacado simplesmente interrompe os serviços, impedindo o acesso até que a situação se normalize.

Os clientes da Akamai puderam reconfigurar seus sistemas DNS para seus próprios servidores, mas mesmo assim os sites sofreram problemas de disponibilidade por cerca de duas horas na manhã de terça-feira (horário de Brasília).

 InfoGuerra

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2004 -  Netmarket  Internet Brasil -  Todos os direitos reservados

Home