Americanos perdem US$ 2,4 bilhões com fraudes on-line

da Folha Online

Os consumidores norte-americanos perderam US$ 2,4 bilhões no ano passado por causa de golpes via e-mail e outras fraudes no meio virtual. De acordo com um estudo do Gartner, grupo que analisa o mercado de tecnologia, a maioria das fraudes tinha o objetivo de obter números de contas bancárias e suas respectivas senhas.

A perda média por usuário, diz o Gartner, foi de US$ 1.200. Cerca de 5.000 internautas americanos foram entrevistados para a pesquisa --que estima que cerca de 2 milhões de americanos foram vítimas de algum tipo de fraude on-line no ano passado.

Avivah Litan, diretor de pesquisa do Gartner, disse ao site "The Register" (www.theregister.co.uk) que "na maioria dos casos, os ladrões roubam as senhas para transferir dinheiro dos usuários pela internet ou via telefone.

O "phishing scam" é um dos golpes mais comuns de se obter informação dos usuários. O criminoso virtual atrai o internauta a uma página falsa --com a mesma aparência do site do banco da vítima--, e, quando os dados são enviados, quem captura as informações é o ladrão.

Segundo o Gartner, os bancos precisam reforçar a segurança de seus sites e o atendimento via telefone. O grupo diz ainda que o acesso não-autorizado a contas pela internet cresceu rapidamente, tornando-se o golpe mais comum na web --quase metade dos incidentes registrados foram sobre uso indevido de senhas. As compras feitas com números de cartão de crédito roubados de internautas respondeu por 34% das ocorrências registradas.

 

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