Rússia suspendeu compra de carne do Brasil--Agricultura

BRASÍLIA (Reuters) - A Rússia, um dos principais clientes da carne bovina brasileira, suspendeu temporariamente as importações do produto após a descoberta de um caso de febre aftosa no Pará, informou o Ministério da Agricultura brasileiro nesta sexta-feira.

"Acabei de saber", afirmou o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, durante a cerimônia de anúncio do plano-safra 2004/05.

"É preocupante, mas como o caso (de aftosa) é no Pará, uma área que não é exportadora, estamos tranquilos que a informação (que enviarmos à Rússia) irá desmontar essa suspensão."

O governo informou na quinta-feira que foi identificado um foco de febre aftosa em gado no município de Monte Alegre, no norte do Pará. Três animais estão infectados, até o momento.

"É natural que isso aconteça (a suspensão russa). Mas já mandamos comunicados para os países com quem mantemos relações comerciais. A Rússia deve receber o restante dos papéis hoje (sexta-feira)", afirmou o ministro.

A Rússia importou 37,2 mil toneladas de carne bovina "in natura" brasileira de janeiro a maio deste ano, com valor de 53,7 milhões de dólares.

Em Moscou, a Reuters entrou em contato com o Ministério da Agricultura mas não havia autoridades disponíveis para comentar o assunto.

(Reportagem adicional de Aleksandras Budrys)

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2004 -  Netmarket  Internet Brasil -  Todos os direitos reservados

Home