Um a cada três PCs está infectado por softs espiões, alerta estudo

da Folha Online

Um a cada três computadores pessoais está infectado por vírus ou algum tipo de software espião. A conclusão alarmante é de pesquisa realizada entre março e abril pela consultoria Webroot Software e pelo provedor EarthLink em 650 mil PCs de usuários domésticos.

O estudo alerta para a disseminação de um tipo de programa conhecido por spyware, que pode monitorar o comportamento on-line do usuário e enviar informações para outra pessoa ou empresa sem a permissão do internauta.

Além do spyware, outro vilão da privacidade e da segurança do internauta é o cavalo de Tróia, aplicativo aparentemente inofensivo que dá a hackers acesso remoto ao computador do usuário.

"O usuário deve estar alerta ao objetivo de todos os aplicativos e arquivos que residem e rodam em seu computador", disse Matt Cobb, vice-presidente de aplicações do EarthLink, segundo o site Vnunet.com. "Depois de descobrir spyware, é necessário tomar uma atitude para imobilizar ou remover programas que o usuário não queira mais em sua máquina."

Celeiros de programas como o Download.com ou o Superdownloads.com.br têm diversos softs que ajudam nessa tarefa. Nesses sites, uma simples busca pelo termo "spyware" revela programas úteis para fazer uma limpa no computador.

Um deles é o Ad-Aware desenvolvido pela empresa alemã Lavasoft, e que tem versão em português (1,7 MB, em www.lavasoft.de/portuguese/support/download).

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2004 -  Netmarket  Internet Brasil -  Todos os direitos reservados

Home