Cientistas conseguem "teletransportar" átomo pela primeira vez

da Folha Online

Cientistas norte-americanos e austríacos, trabalhando independentemente, conseguiram, pela primeira vez, teletransportar uma partícula maciça como o átomo sem utilizar uma ligação física.

Os pesquisadores, na verdade, conseguiram transferir o chamado estado quântico de um átomo, isto é, passaram algumas propriedades físicas como energia, movimento e campo magnético para outro átomo.

A façanha está longe de tornar possível viagens de humanos de um lugar para outro em questão de segundos, mas pode ajudar a desenvolver a tecnologia da computação quântica, permitindo a criação de computadores muito mais velozes.

Os estudos, que serão publicados na revista "Nature", foram desenvolvidos por físicos da Universidade de Innsbruck, na Áustria, e do Nist (Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia, na sigla em inglês), dos Estados Unidos.

A teoria básica do teletransporte quântico foi desenvolvida em 1993 pelo físico Charles Bennet. Para sua utilização na informática, é necessária a manipulação de informações contidas no estado quântico do átomo.

"Usando o teletransporte como nós fizemos, é possível realizar operações lógicas muito mais rapidamente", disse David Wineland, chefe da pesquisa do Nist. "Há muitas implicações, mais no campo científico", diz Blatt, acrescentando, porém, que a ciência ainda está muito distante de um teletransporte semelhante ao da série "Jornada nas Estrelas".

Há dois anos, cientistas da Universidade Nacional da Austrália relataram ter tido sucesso com experiências em teletransporte. Porém, eles não trabalharam com partículas maciças, mas com um feixe de laser, que saltou de um ponto a outro em uma minúscula fração de segundo.

Com Reuters

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2004 -  Netmarket  Internet Brasil -  Todos os direitos reservados

Home