MS lança sistema que reconhece voz em celular


A Microsoft começou a comercializar ontem um novo sistema de reconhecimento e controle de voz que elimina a necessidade de apertar botões em telefones celulares e outros aparelhos de reduzidas dimensões. Os sistemas de reconhecimento de voz permitem ao usuário ligar para um número simplesmente pronunciando o nome ou o telefone desejado, por exemplo.

O software que a Microsoft colocou à venda hoje, especialmente dirigido aos motoristas, promete inovar e também permite checar reuniões na agenda eletrônica ou selecionar canções apenas dizendo o nome do artista, da canção ou do álbum. Além disso, através da voz também será possível acessar e-mails ou utilizar o programa Internet Explorer, segundo informou a companhia.

O produto, chamado "Microsoft Voice Command", custa US$ 40 e é comercializado como um anexo ao software "Windows Mobile Pocket PC" (utilizado por agendas eletrônicas ou PDAs) e ao "Pocket PC" (para telefones celulares).

Com este novo produto, a Microsoft dá asas aos planos de seu fundador, Bill Gates, em um duplo sentido: por um lado, o sistema permite a utilização do software não apenas em computadores pessoais, mas em artigos dentro e fora do lar. Por outro, a companhia cumpre assim sua promessa de investir nos sistemas de reconhecimento de voz.

"O problema até agora era que este software não funcionava bem em artigos pequenos", assinalou Dick Brass, vice-presidente da divisão da Microsoft que desenvolveu o produto. O novo software, que a partir de hoje pode ser descarregado das páginas web Handango.com ou PocketPC.com, soluciona este problema, segundo a companhia com sede em Redmond (no estado de Washington).

No encontro de programadores realizado semana passada em Los Angeles, na Califórnia, Gates prometeu incluir na próxima geração de softwares avanços em tecnologia de reconhecimento de voz e serviços telefônicos integrados. No encontro, a companhia ofereceu detalhes sobre o próximo sistema operacional, cujo nome temporário é Longhorn. Como já ocorreu com as versões anteriores do Windows, Longhorn, que estará disponível para venda em 2005 ou em 2006, criou grande expectativa entre especialistas informáticos.

O novo sistema operativo se caracterizará por melhoras em quatro áreas: no armazenamento de arquivos - com um novo sistema, chamado WinFS -, na apresentação gráfica, na infra-estrutura das comunicações e na segurança. "Muita gente hoje em dia é pessimista com relação ao que a tecnologia irá nos apresentar", assinalou Gates.

A Microsoft garantiu que o Longhorn permitirá aos usuários conduzir e encontrar mais facilmente informações em computadores com discos rígidos cada vez maiores. Isto o converterá em uma ferramenta mais útil para navegar entre as toneladas de informações - desde arquivos a e-mails, páginas de Internet ou fotografias - com as quais cada vez mais usuários têm que batalhar diariamente.

A companhia também apresentou novas ferramentas como o "Indigo", um passo adiante do software .Net Framework. Esta aplicação permitirá desenhar programas que poderão ser instalados sem modificações em diferentes artigos eletrônicos, como computadores pessoais, telefones celulares ou agendas eletrônicas.
 EFE

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home