Talento é exigência para desenhar no PC

FERNANDO BADÔ
da Folha de S.Paulo

O ser humano se expressa por meio de desenhos e imagens desde a pré-história, sempre se valendo dos recursos de que dispõe.

Desde que se tornaram populares, os computadores passaram a oferecer programas para desenho e edição de imagens que facilitaram a vida de profissionais que necessitam de ferramentas gráficas em seu dia-a-dia, assim como a de quem tem o ato de desenhar como um passatempo.

Independentemente dos recursos que oferecem, os softwares para desenho não fazem milagres: para obter bons resultados e aproveitá-los ao máximo, é recomendável que o usuário possua conhecimentos de técnicas de desenhos e uma dose de talento.

Entre os mais conhecidos e utilizados por profissionais, está o CorelDraw, um software gráfico para a criação de desenhos vetoriais.

Com esse programa, o usuário gera imagens baseadas em equações matemáticas, que possibilitam a alteração do tamanho do desenhos sem consequências danosas à qualidade gráfica.

Atualmente na versão 11 (R$ 1.400, em www.pluguse.com.br), o CorelDraw exige, no mínimo, um micro com sistema operacional Windows 98 ou superior, processador Pentium 2 de 200 MHz, 64 Mbytes de RAM (128 Mbytes de RAM para Windows XP) e 200 Mbytes livres no disco rígido.

Em Macintosh, a configuração mínima do micro deve contar com sistema operacional MacOS 10.1, processador PowerPC G3, 128 Mbytes de RAM e 250 Mbytes livres no disco rígido.

O principal concorrente do CorelDraw é o Adobe Illustrator CS (R$ 2.257, em www.brasoftware.com.br), que, além de gerar desenhos vetoriais, apresenta recursos para imagens em 3D.

Para ser executado, o Illustrator CS exige micro com processador Pentium 3, 256 Mbytes de RAM e 470 Mbytes livres no disco rígido. O sistema operacional deve ser Windows 2000 ou XP.

No caso de um Macintosh, o processador deve ser PowerPC G3, ter 256 Mbytes de RAM e 470 Mbytes livres no disco rígido. O sistema operacional exigido é o Mac OS X 10.2.4 ou superior.

Se o seu caso for o de desenhar apenas por diversão, a dica é usar o Paint, aplicativo do Windows.

Simples, ele apresenta ferramentas básicas para desenhar. Também é possível desenhar sobre ilustrações existentes ou mesmo colori-las.

O Corel Painter também é opção. É possível baixar uma versão de teste por 30 dias, no site da Corel (www.corel.com), onde também há uma lista de configurações mínimas de sistema exigidas.


 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home