Conheça programas para criar sites

FERNANDO BADÔ
da Folha de S.Paulo

Criar sites na internet também é uma arte. O conhecimento técnico do webdesigner recheado com uma boa dose de criatividade aumenta as chances de o resultado final ser uma página visualmente agradável ao internauta.

Conhecer HTML --linguagem de formatação de textos lida pelo browser, que a interpreta na forma de sites, como os vistos no monitor do PC-- é importante (veja os principais comandos da linguagem em orbita.starmedia.com/~edaurelio/e.htm), mas é possível criar sites usando diversos programas, sendo que alguns são mais indicados para um tipo de site do que para outros.

Para quem é iniciante na criação de sites, mas está familiarizado com programas para o sistema Windows, o ideal é dar os primeiros passos usando o FrontPage, programa da Microsoft. Possui uma barra de ferramentas similar à de outros programas compatíveis com o Windows e permite a visualização do resultado a qualquer momento.

Se mesmo assim você acredita que precisa de algumas dicas, há um tutorial da versão 2000 do aplicativo no endereço www.frontpage2000.rg3.net.

A Macromedia (www.macromedia.com/br) tem dois softs entre os mais usados no mundo para a criação de páginas da web. Um é o Dreamweaver (R$ 1.410, em www.brasoftware.com.br), indicado para criar sites que demandam atualização rápida --como portais de notícias.

O outro é o Flash (R$ 2.436, em www.brasoftware.com.br), programa para a criação de animações, que se tornaram muito populares na internet. Uma busca no Google com as palavras-chaves "flash" e "animation" encontra 1,9 milhão de registros.

Um webdesigner também deve conhecer o JavaScript, uma linguagem para a criação de sites. Suas funções podem ser inseridas em um documento HTML.

O internauta interessado encontrará diversos comandos em JavaScript no endereço www.studiowebdesign.com.br/Javascript.htm.


 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home