Lei que prevê prisão por pirataria é aprovada
 


Uma nova lei de direitos autorais que pode mandar para a cadeia quem for pegos com músicas, filmes e softwares protegidos por direitos autorais entrou em vigor na sexta-feira no Reino Unido, reanimando o debate sobre a melhor maneira de enfrentar a pirataria digital. A lei, redigida pelo Escritório de Patentes britânico, baseia-se na controvertida Diretiva de Direitos Autorais da União Européia, uma norma ampla criada para proteger os produtores de conteúdo contra a pirataria digital, que vem prejudicando as empresas de mídia e software.

O Reino Unido une-se a Alemanha, Áustria, Dinamarca, Grécia e Itália na ratificação da legislação, cujo prazo máximo para adoção se esgotou 10 meses atrás. Muitos consideram a nova legislação britânica como a mais dura da Europa, mas, apesar disso, um porta-voz do Escritório de Patentes afirmou que ela não foi criada para prender ou multar usuários individuais de serviços de troca de arquivos pela Internet. "Esta lei é direcionada a uma atividade mais perigosa, gerida por gangues organizadas em armazéns de produtos pirateados", afirmou o porta-voz Jeremy Philpott. "Isso não significa abrir acusações criminais contra usuários individuais."

Ele acrescentou, porém, que os internautas que fizerem download de material protegido estarão sujeitos a penalidades civis, que incluem sanções e pagamento de quantias para ressarcimento de prejuízos causados. Nos nove países membros restantes da União Européia, a diretiva continua no limbo, disseram especialistas em legislação à Reuters depois que a lei britânica entrou em vigor, na sexta. "É lastimável, mas pelo menos vimos algum avanço", disse Francisco Mingorance, diretor de assuntos públicos da Business Software Alliance, uma organização setorial dos produtores de software, sobre o atraso.

Os grupos de proteção ao consumidor, advogados e os dirigentes do setor divergem quanto à melhor maneira de impedir pirataria preservando os direitos do consumidor, em uma era na qual toda espécie de trabalho protegido está a apenas um clique de distância. Os produtores de conteúdo queriam punição severa para o download de material protegido em redes de troca de arquivos na Internet, como o Kazaa, ou pela gravação de músicas em CDs virgens, alegando que isso representa uma forma de roubo.

Os defensores das liberdades civis, de sua parte, vêm pedindo aos legisladores a criação de novas leis que protejam as liberdades dos consumidores, muitas das quais já constam das normas vigentes na forma de isenções "de uso justo" para a cópia de trabalhos protegidos por direitos autorais.

Em alguns países, entre os quais a Alemanha, os consumidores estão autorizados a fazer cópias de um CD comprado, por exemplo. No Reino Unido, não existe dispositivo legal semelhante. A diretiva da União não chegou a acordo sobre normas comuns de "uso justo", o que abre caminho para uma série de leis diferentes para administrar a forma pela qual os consumidores podem armazenar e executar mídia e software em seus computadores ou em outros aparelhos.
 
Reuters

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home