Celebridade X Invisibilidade

Lígia Guerra

Na última semana foi lançada uma nova novela em horário nobre que tratará de questões humanas bastante reais, especialmente a do extremo valor dado à palavra sucesso. Estranho pensar que efeito esse tema acarretará nas pessoas que constituem uma sociedade em que é muito mais precioso ter dinheiro do que ter amigos verdadeiros, onde é fundamental ser famoso, mas amar nem tanto.

E o que é sucesso? Talvez ele seja a droga social mais bem aceita do momento, ao menos da forma que ele vem sendo apresentado. Sucesso, etimologicamente falando, quer dizer aquilo que sucede, bom êxito, resultado feliz. Até aí a palavra é bastante estimuladora, o problema começa no momento em que se trabalha e se vive em um ritmo tão frenético, que se torna impossível uma reflexão sobre o significado dos valores e das conquistas adquiridos. Assim, a necessidade de sentir cada vez mais as emoções e a adrenalina que o sucesso instiga, funciona mais ou menos como um alucinógeno, que independente das conseqüências, traz um êxtase momentâneo!

Outro perigo desse impasse é a troca da qualidade pela quantidade, o marketing pode tornar-se péssimo, as pessoas optam por cuidar mais da embalagem que do produto, os caminhos tornam-se escusos, os métodos muitas vezes ridículos, a exposição toma o lugar da preparação. Vale tudo para não cair na invisibilidade do mercado.

Se você tiver tempo observe, por apenas alguns minutos do seu dia, as pessoas de um lado para o outro na rua e avalie: Para onde todos correm? Para onde estão indo? É como se ninguém quisesse ficar de fora de alguma coisa, de algum evento ou festa imperdível em algum lugar, só que ninguém sabe que lugar é esse. Atualmente, a idéia de uma vida feliz foi simplesmente trocada pela de uma vida invejada.

Não é à toa que os consultórios médicos e psicológicos encontram-se cada vez mais abarrotados de pacientes, ninguém tem mais tempo de ouvir ninguém. Em uma festa em que todos querem aparecer, gritar e brilhar, tudo que não se faz é ouvir. Em uma empresa ou organização em que tudo o que importa é ser o funcionário do mês, ganhar a viagem do final do ano ou a promoção tão cobiçada pelo grupo, o jeito é fazer de tudo para tornar-se uma celebridade em seu meio, de preferência com direito a tapete vermelho, festas, paparicações e muitos flashes.


Gazeta do Povo
Conheça Lígia Guerra

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home