Buda gigante terá guarda-costas eletrônico

A maior estátua de Buda do mundo será vigiada por um "guarda-costas eletrônico" que a protegerá do fogo e das inundações, informou hoje a agência oficial Xinhua. O "guarda-costas eletrônico" consiste em um sistema de vigilância por computador que funciona 24 horas por dia e que está conectado ao Buda através de câmeras miniaturas.

O Buda, de 71 metros de altura e 28 de largura, fica na Montaha de Leshan, província de Sichuan (sudoeste), e é considerado o maior do mundo. Caso detecte sinais de fogo ou inundação, o sistema ativa um alarme que acionará de imediato as patrulhas de emergência. "É a primeira vez que um centro turístico chinês se equipa com um guarda-costa eletrônico e combina a alta tecnologia com as patrulhas tradicionais", declarou Lu Lin, diretor do Centro turístico da Montanha de Leshan.

Segundo Lu, a instalação do mecanismo não interferirá nem na estátua nem no ambiente, "já que as linhas de transmissão estarão escondidas e as câmeras ficarão ao redor da estátua e não sobre ela". O sistema, orçado em US$ 240 mil, é só uma parte de um investimento maior destinado a proteger a estátua, que demorou quase um século para ser construída, há mais de 1,2 mil anos.

A presença do Buda servia, segundo os camponeses, para controlar o transbordamento das águas dos rios Minjiang, Qingyijiang e Dadu, próximos a essa região. A estátua, que representa um Buda Maitreya sentado, mede 13 metros mais que o maior dos budas gigantescos de Bamiyan, no Afeganistão, destruídos pelos talibãs no início de 2001.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) catalogou o Buda de Leshan como Patrimônio Cultural da Humanidade em 1996.
 EFE

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home