Lançada no Brasil 1ª música que pode ser copiada

Já está na Internet a primeira música em formato MP3 disponível sob a licença Creative Commons. Trata-se de uma faixa da recém-formada banda Ajota Onze, criada por Douglas Jericó e Allan Alencar, dois ex-participantes do reality show Popstars.

Creative Commons
é um projeto sem fins lucrativos criado nos Estados Unidos, que lançou licenças para tornar obras criativas livres para serem copiadas e reutilizadas. O Brasil é um dos três países, ao lado do Japão e da Finlândia, a criar grupos de trabalho para adaptar as licenças de acordo com as leis locais. No País, o projeto está sendo liderado pelo professor Ronaldo Lemos, da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV) do Rio de Janeiro.

A versão brasileira da licença vai ser lançada no final de novembro, segundo o advogado Pablo de Camargo Cerdeira, que prestou consultoria para a banda Ajota Onze. No começo de 2004, o ministro da cultura, Gilberto Gil, deve lançar seu novo disco sob a Creative Commons. Cerdeira acredita que em 2004 já será possível encontrar trabalhos de outros autores sob a licença. O advogado lançou no Brasil as bases de outro projeto, chamado de Licença Pública Geral (LPG), cujo objetivo é adaptar às leis nacionais as regras de licenciamento da GPL (General Public License), que rege a distribuição de software livre.

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home