Alimentação rica em vegetais pode evitar um terço dos cânceres

da Agência Lusa

Uma alimentação rica em vegetais e frutas --em vez do tradicional bife com batatas fritas-- pode ser fundamental no combate ao câncer e chega a prevenir um em cada três casos da doença, segundo especialistas britânicos.

De acordo com os resultados da pesquisa conduzida pelo Grupo Inter-Parlamentar Britânico para o Câncer em colaboração com o Instituto de Investigação Alimentar, a alimentação é uma importante arma contra o câncer.

"Com intervenções na dieta alimentar, temos o potencial de prevenir cerca de um terço de todos os cânceres", afirmou Ian Gibson, que presidiu o grupo de pesquisadores.

Neste trabalho, os cientistas britânicos estudaram os mecanismos moleculares das células malignas, essenciais para o aparecimento e progressão do câncer, analisando depois o efeito dos alimentos nesses mesmos processos.

Fatores diversos

Mas, apesar das potencialidades de uma dieta alimentar equilibrada e saudável, o câncer é uma doença que ainda intriga os cientistas..

"O câncer é uma doença que envolve diversos fatores. Como tal, não será apenas a ingestão de um determinado produto [ou mesmo de uma combinação de produtos] que levará ao aparecimento de um câncer ou à sua prevenção", explica Sérgio Dias, do Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil.

"Todos os desequilíbrios ambientais --exposição ao Sol, fumo, dieta rica em gorduras-- causam danos nas células que se vão acumulando", disse. O que intriga os cientistas é a capacidade de algumas pessoas recuperarem desses danos celulares, enquanto que outras, perante as mesmas condições ambientais, ficam doentes. 

   

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home