Venda suas idéias

Paulo Araújo
paulo@pauloaraujo.com.br

Responda rápido sem pensar: Você é um vendedor? Sim, você é um vendedor. Não importa o que você faz ou em que área atua.

Todos vendemos uma imagem, nossa dedicação e comprometimento para alguma empresa ou uma promessa de amor eterno ao ser amado.

Quantas oportunidades na carreira você já perdeu por medo de expor e vender suas idéias?

Sabe aquela situação: "se eu tivesse falado isso antes...", pois é, ela alavanca ou enterra carreiras todos os dias.

Portanto, chegou a hora de ficar atento às dicas de como vender suas idéias e assim dar um novo salto em sua carreira.

Medo e coragem são farinha do mesmo saco. A inibição, o medo do ridículo, da exposição faz com que os outros não percebam todo o seu potencial e com que você perca o "timing" de uma boa oportunidade. Para vencer o medo a melhor receita não é fugir ou protelar o confronto. Analise o seu medo, escreva no papel o que o incomoda nesta situação, quais pontos te angustiam ou causam ansiedade. Enfim, disseque o medo. Descubra onde está o bloqueio e tome uma dose de coragem para enfrentá-lo afinal, a coragem está dentro de você. Treine situações de menor risco, mas que sejam proporcionais ao medo que sente na empresa. Tem medo de se expor naquela reunião semanal, então participe de algum trabalho voluntário e comece a se expor mais nesses encontros. Para que você possa assimilar melhor essa dica, lembre-se da história do caçador que tinha dois cachorros. Um chamava-se Medo e o outro Coragem. Um dia os dois brigaram. Quem venceu a luta? Aquele que o caçador alimentou mais.

Acreditar em si mesmo é fundamental. Mas, não é o bastante. A equipe deve acreditar em você. As lideranças da empresa devem confiar no seu taco e a auto-estima deve ser coletiva, esse é o diferencial. Como fazer isto? Promova e eleve a auto-estima em seu local de trabalho. E o melhor é que não é preciso ter nenhum cargo de liderança para isso. Elogie um trabalho bem-feito, uma apresentação ou argumento bem colocado. Ouça com atenção, lembre-se que é preciso ouvir para ser escutado. Assim, quando você colocar e vender as suas idéias todos já tem uma simpatia grande por sua pessoa. Você terá uma torcida a favor antes mesmo de começar o jogo.

O sucesso é determinado pela relação Visão x Ação. No processo de venda de sua idéia não esqueça que no final da exposição, normalmente, surge a pergunta: "Mas como vamos implementar isso?" Exposta a visão, agora é hora de promover e planejar a ação. Portanto, é necessário que você tenha alguns trunfos na manga de como tornar a idéia uma realidade. Uma dica importante: não traga todo o plano pronto. Deixe espaço para discussões e para idéias de pessoas que irão participar do processo. Troque a postura "eu sei tudo" pela "em que posso ajudar". Tenha consciência de que nada se faz sozinho e uma boa estratégia é comprometer a equipe com os resultados, mas para isso é preciso que todos se sintam ativos e donos do processo.

Começar certo é ótimo, mas o importante é começar. Pegue o dicionário mais próximo. Agora risque as palavras segurança e estabilidade. Pense que de agora em diante elas já não existem mais, pelos menos no ambiente empresarial. Convença a sua empresa que o risco da inação é muito maior do que o da ação. É lógico que temos que correr riscos calculados, ou seja, avaliar alternativas, agir para reduzir erros e monitorar, freqüentemente, resultados. Mas, temos que impor novos desafios. Um desafio só pode ser considerado um desafio de verdade quando existe a possibilidade de fracasso. Na venda de sua idéia é importante notar se ela trará um clima de inovação e superação ao ambiente. Este é um ponto que não deve ser esquecido, aliás, deve ser bastante valorizado.

Use sua persuasão e rede de contatos. Faça um pequeno "teste drive" com sua idéia. Que tal apresentá-la a pessoas de sua confiança: seus amigos da universidade, da pós-graduação, que atuam em uma atividade similar a sua. Essas conversas serão ótimas oportunidades para aprimorar e revitalizar sua sugestão, e você ainda poderá enfrentar situações de questionamento ou críticas que, vão ajudá-lo a dar um rumo mais certeiro à sua iniciativa. Feito isso comece a persuadir, de maneira positiva, pessoas chaves e que serão importantes no processo de implementação. O fundamental não é gerir as pessoas, mas sim os relacionamentos que existem entre as pessoas. Analisar como está o relacionamento entre setores da empresa, perfil e estilo pessoal de cada liderança e depois sim, dar um atendimento especial a cada cliente interno.

Persistência, comprometimento e entusiasmo são como canja de galinha, não fazem mal a ninguém. Vender uma idéia, às vezes, é mais difícil do que vender um produto ou serviço qualquer. Não se sinta derrotado se ao final de sua exposição, você não receber aplausos e tapinhas nas costas. O ser humano não gosta de mudanças e de sair da sua área de conforto. Muitas pessoas de sucesso precisaram persistir e vencer muitos obstáculos antes do reconhecimento. Por isso comprometa-se com a sua idéia, acredite na sua intuição e exponha suas idéias com entusiasmo, pois o entusiasmo é contagiante. Aja diante das adversidades, perceba quando é preciso mudar a estratégia, busque informações, investigue pessoalmente com fornecedores, concorrentes, consulte especialistas e estabeleça metas que tenham um significado pessoal, além de estipular resultados de curto, médio e longo prazo.
E, como um bom profissional de vendas, entenda de uma vez por todas que clientes são pessoas diferentes, em momentos diferentes, com motivações e interesses diferentes. Iniciativa e pró-atividade são competências sempre citadas em profissionais de alta performance. Você precisa tirar algumas surpresinhas da cartola que irão contribuir com os resultados da empresa e com o sucesso de sua carreira. Assim, logo, logo você irá descobrir o grande campeão de vendas de idéias que existe dentro de você.
É apostar, fazer e conferir.


Paulo Araújo, é escritor e conferencista. Administrador de Empresas, com pós graduação em Marketing e em Gestão pela Qualidade e Produtividade.

Fonte: Vendamais


 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home