Itália pede ajuda a irlandês para salvar mussarela
 


A produção da mussarela era um dos segredos mais bem guardados dos italianos. Mas fazendeiros da Itália tiveram de pedir ajuda a um especialista na Irlanda do Norte devido a problemas na produção do famoso queijo.

Eles enviaram um representante para consultar um dos mais importantes gurus da produção de queijo na Europa, Michael Mullan, da faculdade de alimentação e agricultura de Loughry, na Irlanda do Norte. Mullan fez uma pesquisa sobre os problemas de culturas "starter" (culturas que iniciam a produção de ácido láctico e a conseqüente coagulação do leite), e o estudante Giuseppe Aprea foi à Irlanda para aprender como resolver as dificuldades com a mozarela de búfala italiana.

O leite de búfala, explica Aprea, é normalmente produzido em pequenas fazendas no sul da Itália e usado para produzir o queijo que é reconhecido na Europa como uma especialidade regional.

Coagulação
A búfala normalmente produz menos da metade da quantidade diária produzida por uma vaca leiteira, mas o leite é cremoso e rico - ideal para a fabricação do famoso queijo mozarela, muito apreciado em pizzas e saladas. Mas, recentemente, fazendeiros começaram a ter problemas na coagulação do leite, e muitos fãs do queijo foram deixados a ver navios. "Pode ser apenas um problema sazonal, mas em alguns casos há um atraso na coagulação do leite", disse Aprea.

No laboratório de Loughry, há lâminas rotuladas com bactérias que estão sendo cultivadas e examinadas por Mullan com a ajuda de microscópios.

Atenção
Foi o trabalho de Mullan sobre culturas "starter" que chamou a atenção do professor de Aprea em Nápoles. "Há muitos anos eu desenvolvi vários procedimentos para lidar com esse tipo de problema, e Giuseppe está aqui para aprender a usar essas técnicas", disse Mullan.

O cientista italiano não quer perder tempo e é visto trabalhando com as culturas "starter" até tarde da noite. A não coagulação do leite e a diminuição da produção da mozarela representam grandes prejuízos para os fazendeiros italianos.
 BBC Brasil

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2004 -  Netmarket  Internet Brasil -  Todos os direitos reservados

Home