Segredos de empresas são leiloados com notebooks

Notebooks contendo detalhes financeiros importantes e toda espécie de segredos empresariais podem ser comprados em leilão por valores irrisórios, revelou hoje uma empresa de segurança. A Pointsec Mobile Technologies anunciou ter adquirido 100 notebooks em uma série de leilões públicos e na Internet ao longo dos dois últimos meses.

O exercício tinha por objetivo demonstrar que as dezenas de laptops perdidos ou roubados que terminam leiloados a cada dia têm discos rígidos com pouca ou nenhuma proteção, o que oferece aos ladrões de identidade e fraudadores acesso fácil a dados lucrativos.

O que a empresa não esperava era encontrar computadores pertencentes a companhias que eram fáceis de serem penetrados. Em termos gerais, os técnicos da empresa conseguiram extrair detalhes sensíveis de 70 das 100 máquinas adquiridas. Em um caso, um disco rígido vulnerável, no passado aparentemente pertencente a uma das grandes seguradoras européias, foi obtido no site de leilões online eBay.

No disco rígido havia detalhes atualizados sobre planos de pensão de clientes, registros de folhas de pagamentos, detalhes sobre pessoal, códigos de acesso e senhas administrativas para a rede interna da empresa. Endereços residenciais, números de telefone e datas de nascimento de consumidores também constavam em 77 arquivos, informou a empresa. "Mesmo quando companhias e indivíduos acreditam ter apagado completamente o disco rígido, é muito claro o quanto é fácil recuperar informações sensíveis das máquinas", disse Peter Larsson, presidente-executivo da Pointsec.

As empresas em geral apagam os detalhes importantes dos discos rígidos dos computadores que pretendem descartar, mas o método não é garantido, disse Larsson. Um problema mais grave são os laptops perdidos em trens ou aeroportos, muitas vezes leiloados ao público.

Usando software de recuperação de senhas, disponível gratuitamente em vários locais da Internet, a Pointsec conseguiu extrair senhas de um em cada três laptops adquiridos em leilões no aeroporto londrino de Gatwick. O índice de sucesso foi semelhante com laptops comprados em leilões nos Estados Unidos, Alemanha e Suécia.
 
Reuters

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2004 -  Netmarket  Internet Brasil -  Todos os direitos reservados

Home