Americanos querem código da urna eletrônica

Hector Lima

DeForest B. Soaries Jr., chefe da Comissão Federal de Assistência à Eleição dos Estados Unidos, está preocupado com as urnas eletrônicas que serão usadas pela primeira vez na eleição presidencial em novembro de 2004.

Fabricantes dos software que rodarão nas máquinas, como a Diebold, não querem liberar o código-fonte para o governo. Soaries acredita que o código deve ser revelado para que fiscais especializados possam verificar a situação real da segurança das urnas, informou o Tech Web.

O voto nos Estados Unidos é facultativo, marcado em uma cédula de papel e contado manualmente. Depois da confusão na apuração da eleição de Bush/Gore em 2000, vários políticos americanos vinham fazendo lobby para que um sistema mais transparente fosse adotado.

As urnas ainda causam muito receio pois falharam em testes realizados pela equipe do especialista em segurança Aviel D. Rubin na Universidade John Hopkins no começo deste ano.

Soaries expôs a questão num discurso à comissão eleitoral do estado de Maryland e defendeu também que as máquinas sejam postas à disposição dos eleitores para se acostumarem ao sistema. Soaries afirma acreditar nele, mas quer que os eleitores tenham a mesma confiança.
 
Magnet

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2004 -  Netmarket  Internet Brasil -  Todos os direitos reservados

Home