Preços de memória para PCs estão em queda

Os preços da memória para computadores vêm caindo há um mês, depois da inesperada alta de abril, mas grandes fabricantes de computadores pessoais, como a Dell e a Hewlett-Packard não tirarão proveito disso neste trimestre, dizem analistas.

Os chips de memória são um custo importante para os fabricantes de computadores pessoais, que trabalham com margens baixíssimas de lucros e procuram explorar qualquer vantagem de preço que possam obter para superar a competição. No mercado spot, onde os chips de memória são comprados e vendidos no momento em lugar de sob contrato, os preços caíram em cerca de 24% do começo de abril para cá.

A Dell e a HP adquirem a maior parte dos chips de memória que usam em seus computadores tendo por base contratos que são renegociados duas vezes por mês, de acordo com as atividades do mercado spot, e esses preços baseados em contratos estão agora prontos a cair, dizem os analistas.

Mas a queda deve ser de apenas alguns pontos percentuais, e não se antecipa que ela dure muito tempo, segundo eles.

Com a demanda por computadores relacionada ao início do ano escolar norte-americano (em setembro), os preços dos chips de memória para computadores devem começar a subir de novo no final deste mês e em julho, limitando os possíveis efeitos positivos durante o trimestre, afirmam os analistas.

"Os preços dos contratos vão cair na primeira quinzena de junho", disse Nam Hyung Kim, principal analista de memória na iSuppli. Mas, segundo ele, o mercado de computadores pessoais deve estar bem aquecido no terceiro e no quarto trimestres, quando tradicionalmente cresce a demanda por chips DRAM. "Creio que a demanda vai acompanhar a oferta de perto, e talvez tenhamos até mesmo uma certa escassez este ano", disse.

No mercado spot, os preços caíram 24% para cerca de US$ 4,80 dólares no final de maio, ante um pico de US$ 6,30 por 256 megabytes de memória DDR SRAM, o tipo mais usado, no começo de abril.
 
Reuters

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2004 -  Netmarket  Internet Brasil -  Todos os direitos reservados

Home