Registro de novos sites bate recorde mundial

Hector Lima


Mais de 4,7 milhões de novos domínios de Internet foram registrados nos primeiros três meses de 2004, a maior quantidade para um período de 90 dias, de acordo com um relatório da Verisign Inc., que opera os registros globais dos endereços de Internet terminados em .com e .net.

A empresa pesquisou também os registros dos já tradicionais domínos .edu e .org, bem como os registrados de acordo com países, como .br para o Brasil e .jp para o Japão, incluindo os novos .biz, .museum e .tv.

Subiu em 21% o registro de novos endereços de sites em relação ao mesmo período de 2003 e mais do que 72% dos domínios atuais levam a um site ativo (no ar), ao contrário dos 55% de 2002, informou o Computer World.

O novo número eleva o total de domínios de sites registrados para perto de 63 milhões, quase um para cada 100 pessoas no planeta. Estes domínios, segundo a empresa, têm sido mais utilizados em sites ativos que antes, pelo que indicam os números de renovação dos já existentes.

O vice-presidente de vendas da VeriSign, Rusty Lewis, afirmou que "apesar de a América do Norte ter o maior número de usuários em relação à sua população - cerca de 55% - o aumento no tráfego da Internet é um reflexo do rápido crescimento de usuários ao redor do mundo".

O relatório também apontou significativo aumento de usuários na Europa e Ásia, ainda que proporcionalmente seja um número baixo quando comparado à população desses continentes. Raynor Dahlquist, vice-presidente de serviços e nomes da VeriSign, atribuiu parte desse aumento ao maior acesso que países de língua Chinesa e Árabe têm tido à rede de computadores.

Especialistas creditam como outro fator para o aumento a "pós-ressaca" do estouro da bolha especulativa no fim dos anos 90, quando a popularização rápida da Internet fez com que tanto pessoas como usuários domésticos e especuladores fizessem uma corrida para registrar o máximo possível de nomes para seu uso ou potencialmente comerciáveis.

Bob Parsons, presidente da Godaddy.com, a maior revendedora de endereços para sites do mundo, disse ao Washington Post que o aumento em suas vendas - em 35% dos últimos três meses de 2003 aos primeiros de 2004 - reflete o anúncio da VeriSign. "É como a indústria de automóveis na virada do século (19 para o 20), todos estão comprando carros," ele disse. "Estamos sendo solicitados por mais e mais pessoas que estão tendo seu primeiro contato com a Internet e isso se reflete em muitas e muitas vendas".
 
Magnet

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2004 -  Netmarket  Internet Brasil -  Todos os direitos reservados

Home