Gravadoras vão processar mais internautas

Uma nova onda de processos contra os maiores usuários de redes de troca de arquivos pela Internet está sendo preparada como parte de uma operação global para barrar a pirataria na Web, afirmaram representantes da indústria da música hoje.

A Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI) afirmou que vai processar 24 pessoas na Dinamarca por troca de música digital e alertou Inglaterra, França e Suécia de que podem ser incluídas numa lista de países que serão alvo de novas ações da entidade.

"É inevitável", afirmou Jay Berman, presidente da IFPI, quando perguntado sobre a possibilidade destes países serem incluídos. Ele acrescentou que Japão, segundo maior mercado de banda larga do mundo, também é um forte candidato a ser alvo de processos.

A indústria da música já processou 2.947 pessoas nos Estados Unidos e anunciou mais de 230 ações legais na Dinamarca, Alemanha, Itália e Canadá. "Face os desdobramentos na Dinamarca, Alemanha e Itália, nós podemos confirmar que haverá mais processos em outros países no futuro próximo", disse Berman.

O número de arquivos ilegais disponíveis atualmente em redes de trocas caiu para 700 milhões este mês, uma queda de 30% em relação ao bilhão registrado no auge das redes de troca, em junho de 2003, afirma a IFPI.

A entidade afirmou que conseguiu uma vitória recente em tribunais alemães contra um jovem de 23 anos pego com uma coleção de 6 mil músicas gravadas no formato MP3 em seu computador e 70 CDs com mais arquivos. O rapaz concordou em pagar 8 mil euros para encerrar o processo.

Na Dinamarca, 88 pessoas pagaram ou concordaram em pagar 3 mil euros cada como compensação para suas atividades em redes de troca de arquivos, informou a IFPI.
 
Reuters

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2004 -  Netmarket  Internet Brasil -  Todos os direitos reservados

Home