Bala inteligente envia informações após disparo

Hector Lima

Pesquisadores americanos da Universidade de Gainesville, na Flórida, desenvolveram uma "bala esperta" que transmite informações sobe o alvo usando tecnologia wireless (sem fio). Ela tem 1.7 centímetros de diâmetro e foi disparada em testes com uma pistola de ar comprimido igual à usada em jogos de paint-ball. Sua ponta revestida de polímero adesivo se gruda ao alvo e - de dentro de sua estrutura - um sensor, um transmissor sem fio e uma bateria enviam informações para um computador que esteja em uma distância de até 70 metros.

A Lockheed Martin, financiadora americana do projeto, solicitou ao chefe da equipe universitária Loc Vu-Quoc que seja desenvolvido um detector de TNT em miniatura para que se identifique vapores explosivos em alvos remotos. O menor equipamento em uso hoje em dia para este fim pode ser carregado com uma das mãos mas ainda não é tão pequeno para caber dentro de uma bala.

O editor da revista especializada britânica Jane's Explosives Ordinance Disposal, Colin King, desconfia dessa possibilidade: "os métodos para detecção de explosivos exigem muito equipamento. Não consigo imaginar uma maneira viável de isso funcionar", contou à New Scientist

King alerta que o projeto de detector apresenta o risco óbvio de se disparar contra um alvo potencialmente explosivo, mas concorda que a "bala esperta" pode ser útil em outros ramos da segurança privada.
 
Magnet

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2004 -  Netmarket  Internet Brasil -  Todos os direitos reservados

Home