Polícia vai vigiar salas de chat na Internet

As polícias do Reino Unido, Austrália e Estados Unidos querem patrulhar a Internet 24 horas por dia, vigiando as salas de bate-papos para evitar a atuação de pedófilos. A idéia da ação multinacional surgiu em reunião em Londres da chamada Força Tarefa Global Virtual (VGTF), um organismo sem fronteiras criado há seis meses com o objetivo de proteger o internauta menor de idade. Não foi divulgado quando esse trabalho terá início.

"Queremos criar o equivalente a uma batida policial na Internet", afirmou o representante do Esquadrão Nacional de Combate ao Crime do Reino Unido, Jim Gamble. O Esquadrão está trabalhando, entre outras entidades, com a polícia federal dos EUA (FBI), a Polícia Montada Real Canadense e com a Polícia Federal Australiana.

Os usuários terão direito de saber, antes de entrar em um chat, que esse site está sendo vigiado pela polícia, disse o VGTF. Um policial vai aparecer em áreas de bate-papo regularmente para observar as conversas. Este agente será identificado com um "ciberdistintivo" ou um ícone da VGTF para que as pessoas saibam quem são. "Queremos dar aos potenciais criminosos a noção de que estamos presentes."

Inicialmente, estes "agentes cibernéticos" poderão acompanhar as conversas entre usuários nos chats. Se verificarem que os diálogos são potencialmente perigosos, poderão intervir para advertir as duas partes. Os critérios para qualificar de perigosa uma conversa ainda são imprecisos, mas, segundo a BBC, os agentes poderiam interceder se alguém for perguntado por seu nome ou seu endereço domiciliar.

O VGTF também considera a possibilidade de confiscar bens de empresas que hospedem sites de pedofilia e congelar os cartões de crédito de seus clientes. Além disso, a força tarefa pretende trabalhar com bancos, empresas de cartões de crédito e provedores de Internet para identificar sites que vendem conteúdo ilegal, principalmente pornografia infantil. O objetivo é congelar os recursos dos sites. "Estamos buscando tirar dinheiro do crime organizado", disse Gamble.

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2004 -  Netmarket  Internet Brasil -  Todos os direitos reservados

Home