Gigantes da telefonia vão criar supercelular

Carolina Glycerio
 
Uma aliança de empresas de telefonia, que inclui a Brasil Telecom, está desenvolvendo um projeto para a criação de uma espécie de "supercelular" e outros serviços que combinem telefonia fixa e celular. O objetivo seria levar os fornecedores de equipamentos e tecnologia como Ericsson e Siemens a desenvolver dispositivos que permitam o que é chamado de convergência da telefonia fixa para a móvel.

Uma reportagem do jornal britânico Financial Times diz que, além da Brasil Telecom, a aliança inclui empresas como a francesa Cegetel, a British Telecom, a NTT DoCoMo, Swisscom (Suíça), a Korea Telecom, a Eurotel e a austríaca Telstra.

A Brasil Telecom confirmou a sua participação, mas disse que algumas empresas citadas na reportagem não estão incluídas na aliança. A BT também confirmou o seu envolvimento, mas afirmou ser muito cedo para comentar o assunto.

Hesitação
Segundo especialistas, algumas empresas envolvidas estariam hesitando em falar publicamente até que a estratégia do grupo, que teria se reunido apenas uma vez, esteja consolidada.

Um dos produtos de maior apelo da tecnologia de convergência é um aparelho que funciona como telefone fixo em casa e como celular, quando o usuário está na rua.

A pessoa passa, então, a ter os dois serviços em um só aparelho e a receber apenas uma conta. O produto já deverá estar disponível na Grã-Bretanha por meio de uma parceria entre a British Telecom (BT), a Vodafone, a Motorola e a Alcatel.

A BT alega que, além das vantagens práticas, o novo serviço vai ser mais econômico para o consumidor. Segundo a empresa britânica, o lançamento do aparelho, que tem o nome provisório de blue phone, deve fomentar o desenvolvimento de produtos similares.

Embora se saiba pouco sobre a aliança, a iniciativa marca uma mudança de estratégia das empresas que, em vez de investirem apenas em telefonia fixa e celular separadamente, agora apostam na combinação das duas tecnologias.
 
BBC Brasil

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2004 -  Netmarket  Internet Brasil -  Todos os direitos reservados

Home