Crianças que usam PC aprendem melhor, diz estudo

Crianças em idade pré-escolar que usam computadores parecem desenvolver melhores habilidades de aprendizado que colegas que não utilizam a ferramenta, afirmaram pesquisadores norte-americanos hoje.

O estudo, que avaliou 122 crianças com idades entre três e cinco anos e foi publicado no periódico Pediatrics, mostra que as que usaram computadores em casa ou na escola três a quatro vezes por semana tiveram notas maiores em desenvolvimento cognitivo e disposição escolar.

Levantamentos anteriores descobriram que o computador melhora a habilidade motora das crianças e o reconhecimento de números e letras.

Mas outra pesquisa divulgada anteriormente sustenta que não há relação entre o uso de computador e capacidades de conhecimento e de idioma, além disso, alguns especialistas acreditam que o computador substitui experiências essenciais da infância, como brincar com brinquedos ou com outras crianças.

Na nova pesquisa, os cientistas descobriram que não há benefício para as crianças que jogam videogames em casa. Da parcela de 56% das crianças com computadores em casa, a maioria tinha videogames, afirmam os autores do estudo, Xiaoming Li, pediatra da universidade estadual Wayne, e a psicóloga Melissa Atkins, da universidade estadual de Ohio.

Os autores afirmam que o estudo é limitado pois usa estimativas dos pais sobre o tempo que as crianças passam no computador e que não avalia a freqüência de uso de software educacional.

Os pesquisadores disseram que as crianças usam computadores de várias formas. Elas digitam, jogam e brincam com software educacional, manipulam mouse ou joystick, assistem a imagens ou até imitam os pais.
 
Reuters

 

 

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