Invasão de privacidade pode dar cadeia na Alemanha
 


A câmara alta do parlamento alemão (Bundesrat) aprovou hoje, por ampla maioria, uma nova lei para proteger a privacidade de figuras públicas. A nova legislação prevê penas de até um ano de prisão aos infratores.

A lei, que foi ratificada pelos representantes dos estados federados no Bundesrat, surge das advertências lançadas pelo departamento federal de Proteção de Dados acerca dos crescentes riscos de invasão de privacidade. argumenta o departamento. As câmeras de vídeo e os telefones celulares abriram novas possibilidades para captar imagens privadas não-consentidas, argumenta o departamento.

O projeto de lei tinha recebido críticas de associações de imprensa, segundo as quais o uso de câmeras ocultas permite denunciar negócios ilícitos e esclarecer casos duvidosos. Mas representantes de todos os partidos rejeitaram estas considerações e argumentaram que a proteção da privacidade é prioritária.

Até agora, a Justiça alemã tem decidido geralmente a favor dos autores de ações em casos de denúncia feitas por celebridades, pela publicação de fotos sem autorização.

Entre os casos mais famosos, estão as sucessivas denúncias da princesa Caroline de Mônaco e seu marido, Ernst August von Hannover, pela divulgação de fotos tiradas secretamente.

Até agora, os casos vinham sendo resolvidos com multas multimilionárias, mas tratavam-se de casos civis e não era considerada a possibilidade de uma condenação.

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2004 -  Netmarket  Internet Brasil -  Todos os direitos reservados

Home